Tipos de visto Americano

Visto Americano B1/B2

O Visto Americano B1/B2 é para aqueles viajantes que desejam visitar o país para negócios, turismo ou tratamento médico. O pedido de visto envolve apresentar uma série de documentos que provem seu vínculo com o país de origem (mostrando que você vai retornar após a viagem) e fundos para bancar sua estadia.

Visto J1

O Visto J1 é para estudantes de intercâmbio que desejam participar de um programa de intercâmbio cultural ou educacional nos Estados Unidos. Por exemplo, é o visto utilizado para ir para os EUA como Au Pair. Você deve solicitar o visto J1 junto a uma em embaixada ou consulado dos Estados Unidos. O processo não é complicado, basta que você forneça os documentos necessários, como uma carta de aceitação em um programa de intercâmbio.

Visto F1

Apesar de você poder fazer intercâmbio e alguns cursos com o J1, o F1 é visto para estudantes. Ou seja, quem deseja estudar em uma escola, faculdade ou universidade nos Estados Unidos vai precisar deste visto. Dependendo do seu curso, você poderá ter um emprego temporário no país.

A solicitação do visto F1 deve ser feita em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos, apresentando documentos como a comprovação de matrícula em uma instituição de ensino.

Visto M1

Este tipo de visto permite que estudantes estrangeiros possam frequentar cursos técnicos ou profissionais nos Estados Unidos. Pode ser a oportunidade de fazer aquele curso de culinária ou fotografia que você sempre quis. Para solicitar o Visto M1, você precisa ser aceito em uma escola técnica ou profissional nos EUA e obter o formulário I-20 da escola. Depois disso, você entra com o pedido na embaixada dos EUA.

Visto E1

O Visto E1 é para comerciante individual ou funcionário de uma empresa comercial visite os Estados Unidos para realizar negócios internacionais entre seu país de origem e os Estados Unidos. A solicitação do visto E1 deve ser feita em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos e o processo pode ser bastante complexo, pois é necessário demonstrar que há um volume substancial de negociações entre os dois países.

Visto E2

Já o Visto E2 é destinado a aqueles que desejam viajar para os Estados Unidos para investir em um negócio em que já investem uma quantia substancial de dinheiro. A solicitação do visto E2 também deve ser feita em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos e você precisará apresentar documentação referente ao negócio.

Visto EB5

O Visto EB5 é para imigrantes que desejam investir em um negócio nos Estados Unidos e viver permanentemente para o país. É necessário um investimento mínimo de US$ 800.000 para qualificar para este visto. Mas, se aprovado, você pode conseguir o sonhado Green Card Americano.

O processo pode ser bastante complexo, pois é necessário demonstrar que o investimento é substancial e que o negócio tem uma perspectiva viável de sucesso. Para isso, você vai precisar fazer o pedido de visto junto à embaixada americana.

Visto HB1

O Visto H1B é um visto de trabalho para profissionais qualificados, ou seja, que a profissão requer pelo menos um diploma universitário. Para pedir o visto H1B, você precisa precisa provar ao agente consular que tem as qualificações necessárias para a posição de trabalho e que a posição não pode ser preenchida por um trabalhador americano.

Visto K1

O Visto K1 é para noivos ou noivas de cidadãos americanos que desejam entrar no território para se casar e morar no país. Você precisará fornecer os documentos necessários para a embaixada ou consulado, como prova de relacionamento e intenção de se casar.

Visto O1

O Visto O1 é para aqueles que têm habilidades extraordinárias em ciência, arte, educação, negócios ou esportes e desejam trabalhar nos Estados Unidos em sua área de especialização. O processo é feito junto à embaixada ou consulado dos Estados Unidos e pode ser um pouco burocrático, visto que você vai precisar comprovar seus diferenciais para receber o visto.

Visto L1

Se você foi transferido para a filial da sua empresa nos Estados Unidos, você precisa pedir o Visto L1. O processo pode ser relativamente fácil, desde que sejam fornecidos os documentos necessários, como comprovação da transferência e a relação entre as empresas. De qualquer forma, vai envolver uma visita à embaixada.

Visto R1

Trabalhadores religiosos que desejam entrar nos Estados Unidos para trabalhar em uma organização religiosa sem fins lucrativos devem solicitar o Visto R1. O imigrante em busca deste tipo de visto precisa apresentar comprovação de trabalho em uma organização religiosa. A solicitação também é feita com a embaixada.

Visto P1

Atletas, artistas e membros de grupos de entretenimento precisam de um Visto P1 é para entrar no território americano para apresentações ou competições. O pedido é feito na embaixada ou consulado e requer comprovação de participação em eventos e atividades de entretenimento.

Visto A1

E um visto diplomático emitido para diplomatas e funcionários de organizações internacionais que viajam para os Estados Unidos em missões oficiais. Para solicitar o Visto A1, você deve apresentar uma carta do seu governo ou da organização internacional para a qual você trabalha. Além disso, é preciso agendar uma entrevista na embaixada dos EUA em seu país de origem.

Visto A2

O Visto A2 é destinado a funcionários governamentais estrangeiros que viajam para os Estados Unidos em missões oficiais, incluindo familiares desses funcionários. Para solicitar o visto A2, o solicitante deve apresentar uma carta do seu governo que o nomeia para uma posição oficial entre outros documentos. Também é preciso passar por uma entrevista na embaixada dos EUA.